Alternativas para parar de usar um cartão de credito

Ter crédito para comprar o que quiser na palma da mão pode ser um verdadeiro vilão se não for bem administrado. Quando o usuário chega nesse ponto, pode surgir a necessidade de pagar de usar um cartão de crédito temporariamente ou definitivamente.

Se você que sua vida fica bem melhor sem o cartão de crédito, mas não sabe como tirá-lo da sua vida e como comprar sem ele, está no lugar certo.

Existem algumas alternativas ao cartão de crédito que você pode usar para comprar e administrar melhor suas finanças.

Acompanhe!

 

Como parar de usar um cartão de crédito: Comece cancelando um ou mais cartões

Com certeza se você tem um cartão de crédito, você tem vários. Um chama outro, e, no final das contas, há uma carteira inteira cheia de cartões.

O caminho mais difícil é se livrar deles de uma vez só, e, provavelmente, você não vai conseguir dessa forma.

Por isso, comece cancelando um ou dois cartões, principalmente aqueles com maiores limites e que fazem você perder a linha. Cancele também aqueles com maiores anuidades e taxas.

Não só cancele, se possível destrua e jogue fora, para não bater a tentação de ter o cartão novamente.

Com o tempo vá cancelando um por um à medida que vai adotando as alternativas que citaremos a seguir.

 

Como parar de usar um cartão de crédito: Deixe-os em casa

Principalmente se seu cartão de crédito tem a opção de crédito e débito.

Antes de sair, retire o dinheiro para comprar o que precisa ou o que acha que vai gastar e leve apenas o dinheiro vivo nessa quantia. Deixe os cartões em casa.

Isso fará com que você não acabe caindo na tentação de comprar itens supérfluos que você não precisa e ter a chance de repensar suas compras.

Além disso, é uma boa chance para se acostumar com a vida sem cartões de crédito. Aos poucos você vai se acostumando a adotar essa prática e se desprender dos cartões.

 

Como parar de usar um cartão de crédito: Se planeje para comprar à vista

A maioria das coisas que queremos comprar começam a ser desejadas por nós muito tempo antes da compra, dando espaço para o planejamento.

Por isso, ao invés de passar muito tempo desejando e optar por comprar de última hora com o cartão de crédito, que tal começar a juntar uma quantia por mês a partir do momento que desejou determinado produto?

Com certeza, 80% das compras que você faz não é urgente, por isso, é possível juntar uma quantia por mês e se planejar para comprar o produto à vista em alguns meses.

Por exemplo, todos sabem que a Black Friday, que, geralmente, é o período onde ocorre as promoções e as pessoas resolvem sacar seus cartões de crédito para comprar, quando poderiam ter juntado um dinheiro o ano inteiro e ter comprado à vista.

Comprar à vista é a melhor forma de comprar, pois evita juros, compra desordenada e dívidas, além de poder negociar um desconto por comprar à vista.

 

Como parar de usar um cartão de crédito: Utilize cartões pré-pago

Se você não gosta de sair com dinheiro vivo e usa isso como “desculpa” para usar seu cartão de crédito, você pode optar por um cartão pré-pago.

Com isso, você recarrega o cartão o valor que acha que vai gastar por mês com compras, viagens, passeios, alimentação etc., e usa o cartão para fazer os pagamentos à vista.

Com o cartão pré-pago você tem o controle de quanto vai gastar e evita comprar coisas desnecessárias para não extrapolar o limite do dinheiro depositado.

Além de evitar dívidas para o mês seguinte e ter que se preocupar com contas do mês atual em questão e do mês que passou.

 

Parar de usar um cartão de crédito é questão de hábito, você não vai conseguir de uma hora para outra. Por isso, comece com passos simples que citamos acima e vá se acostumando e se habituando a largar o cartão de crédito.

Com o tempo você consegue!

Deixe uma resposta