A última folha de dicas sobre Cartão De Credito

Aprender algumas dicas sobre cartão de crédito pode nos ajudar a utilizar essa forma de pagamento da melhor maneira possível e não permitir que esse recurso acabe interferindo negativamente no planejamento financeiro mensal.

Isso porque o cartão de crédito fornece crédito de forma muito acessível, porém, com falta de controle, essa facilidade de crédito pode virar um pesadelo de não bem controlado.

Dentre outras vantagens que podem se tornar malefícios se você não souber usar o cartão de crédito.

Por isso, fizemos esse artigo como um texto com dicas gerais importantíssimas para você que quer aprender a usar o cartão de crédito e usá-lo da melhor maneira possível.

Acompanhe!

1.      Não fuja do seu planejamento financeiro

Se você ainda não tem um planejamento financeiro – seja um caderninho de controle de contas ou o Excel, por exemplo – faça um antes de começar a usar o cartão de crédito.

Saber quanto entra de dinheiro na sua conta por mês e o quanto você pode gastar por mês vai evitar que você compre mais do que pode e fique endividado.

Além disso, vai ajudar a evitar que você leve seu cartão de crédito para todo canto e acabe gastando com itens supérfluos, sem necessidade.

Saber o fluxo do seu dinheiro permitirá que você reflita mais sobre suas necessidades de compra.

2.      Toda dívida é um compromisso

O maior erro dos usuários de cartão de crédito é usar essa forma de pagamento de forma desordenada sem achar que vão ter que pagar depois.

Toda compra feita no cartão de crédito vem na sua fatura e você precisa pagar, mesmo que a ilusão e o calor no momento da compra façam você se esquecer disso.

Todo dinheiro gasto no cartão de crédito sairá do seu bolso uma hora ou outra, por isso, faça suas compras com cuidado e reflita se as mesmas são realmente necessárias, ou não.

Por isso, o recomendado é que o limite do seu cartão seja de, no máximo, 50% da sua receita líquida mensal.

Além disso, tente usar o cartão de crédito somente quando não for possível fazer a compra à vista, assim você tenta ao máximo não acumular dívidas e virar uma bola de neve.

3.      Pague sempre a fatura total do cartão

Uma das melhores dicas sobre cartão de crédito é essa.

Tenha sempre como prioridade o dinheiro para pagar suas faturas. Fazer apenas o pagamento mínimo das faturas fará apenas com que você acumule dívidas acrescidas com os juros do valor que não pagou.

Vira uma verdadeira bola de neve, no mês seguinte você fica com os valores gastos no mês seguinte, o que sobrou da fatura do mês passado e, ainda, os juros do valor não pago no mês passado.

4.      Negocie as anuidades e prefira cartões sem anuidade

Por que pagar anuidade em um cartão se existem opções sem anuidade?

Hoje há muitas operadoras de crédito que não cobram anuidades no cartão de crédito ou que livram o cliente das anuidades se houver consumo mensal.

Sempre negocie as anuidades e pergunte os preços antes de contratar, algumas anuidades podem chegar em mais de R$ 500,00 por ano.

Tente sempre negociar a isenção da anuidade ou um valor muito pequeno, para economizar e acabar não comprometendo também seu orçamento mensal sem nem perceber.

5.      Evite ter vários cartões de crédito

Muitas pessoas se orgulham por ter vários cartões de crédito e acham que quanto mais cartão de crédito maior é o poder de compra.

Porém, ter mais de um cartão de crédito pode ser uma cilada.

Ao comprar utiliza-se um cartão, depois outro, depois outro, depois outro… no fim há várias faturas exorbitantes para pagar e o usuário nem se deu conta de que gastou tanto.

Quanto menos cartões maior é seu controle, tente ter um cartão com um limite aceitável de que você precisa por mês e tenha controle.

 

Gostou das dicas sobre cartão de crédito? Tente segui-las no seu cotidiano e veja como sua experiência com cartões de crédito será otimizada e você não terá dores de cabeça.

Para mais informações, continue acompanhando o nosso blog!

Deixe uma resposta